3 elementos de nós foram para o CAT outros 3 foram para a Creche
Centro de Acolhimento temporário
Dia 25 de Fevereiro
Hoje, dia 25, estamos a chegar precisamente á entrada da zona onde vamos estar umas horas, o CAT (centro de acolhimento temporário, que faz parte da instituição “quinta do cabo”), onde fomos recebido com entusiasmo por uma menina residente de lá, a Sara, que gritou “ Doutoraaa, chegaram os voluntários “ vendo desde logo a hospitalidade e felicidade das crianças por nos verem lá, para primeiro dia o inicio não poderia ser melhor!
A doutora Márcia explicou-nos que as crianças começavam a acordar apenas por volta das 15h da tarde e sendo assim tivemos de esperar um pouco na ‘sala de convívio’, sitio onde tem os jogos, brinquedos e materiais para as crianças se entreterem sozinhas e mesmo quando acompanhadas.
Por volta da hora referida pela doutora três crianças acordaram, o Gonçalo a Ana e a Barbara! Fomos então três de nós dar-lhes o lanche e de seguida dirigimo-nos novamente a sala onde brincamos com eles. Uns minutos depois vieram mais meninos para a sala, o Juniór, o Carlos, a Beatriz a Joana entre outros.
Brincamos com todos, pusemos um filme a dar, demos-lhes umas mascaras de carnaval que levamos para eles pintarem, corremos saltamos e até cantamos junto a todos eles!
E assim foi este dia, para primeiro correu tudo bastante bem somos sinceros, as crianças são muito amorosas e dedicadas e acho que até que gostaram bastante de nós e estão ansiosas pela próxima visita.
Dia 4 de Março CAT
Hoje, dia 4 é o desfile de carnaval, são 14h e 30m e nós, já disfarçados ( o Pedro e o António de palhaços e a Inês de enfermeira) estamos a ajudar as crianças a entrar para a carrinha que os vai transportar a eles e nós por Rebordosa num cortejo, a cara de felicidade e excitação deles é visível na totalidade, é um momento pelo qual esperavam a já uns dias !
Há imensos disfarces, a Ana vai de joaninha, o Gonçalo de cordeirinho, o Júnior de herói e a pequena Beatriz de fada, a Sara de homem etc. Há princesas índios e até zorros e diabos, vão todos extremamente bonitos e queridos todos a dizer adeus aos que os que estão na rua a observá-los e acenar!
No fim do cortejo paramos na ‘praça da comunidade’ onde nos foi oferecido a todos um lanche juntamente com as crianças da creche e os idosos do centro de dia.
Ajudamos então a servir as crianças e a ajuda-las támbem a comer, no fim disto regressamos a quinta do cabo e a entrada para a carrinha foi bastante atribulada porque eles estavam muito agitados!
Quando chegamos estavam obviamente cansados e as doutoras levaram-nos, um por um a tomar banho e vestiram o pijama. Enquanto isso nós os três tomávamos conta dos que ficavam brincando com eles e entretendo-os o melhor que pudemos, chegou as 17h e 30m e tivemos de ir embora.
O dia foi assim, sem dúvida cansativo sim, mas muito muito produtivo.
Ver as crianças felizes como estavam e tão ligadas a nós foi algo realmente compensador a todo o trabalho que tivemos durante aquelas horas.
Dia 11 de Março CAT
Hoje, dia 11 chegamos á “Quinta do cabo” desfalcados devido á ausência de dois elementos, a Inês a cumprir serviço militar e o António por causa de uma indisposição física, portanto hoje tivemos que alterar a disposição dos elementos ficando a Sara com o Pedro no CAT.
Quando chegamos o Gonçalo e a Ana já estavam a lanchar, juntando se logo a seguir o Nuno e o Carlos que nem quiseram comer para jogarem playstation imediatamente.
Á medida que os pequenos foram acordando as funcionárias decidiram passar a tarde no parque o que foi cansativo porque eles não paravam e claro, tínhamos sempre que nos manter vigilantes para que ninguém se magoasse, mas por outro lado foi muito bom porque assim pudemos brincar com eles e faze-los felizes durante aquele tempo.
Por volta das 17h levamos as crianças para dentro do centro devido á ameaça de chuva que se fazia sentir, enquanto isso brincamos com eles, pintamos, jogamos com eles … pouco tempo depois tivemos que vir embora porque a nossa hora tinha chegado.
Assim, se passou mais um dia no CAT, que como sempre foi cansativo mas também proveitoso no que a fortalecer laços com os pequenos.
Dia 18 de Março
Bem, hoje apenas pode comparecer a Inês porque os outros membros tiveram uns problemas pessoais a resolver, mas a diversão foi equivalente a outra sexta qualquer.
O júnior e o Carlos já la estavam, tal como a Ana, Barbara e Gonçalos, já todos tinham lanchado e a energia era eterna!
Como estava bom tempo as funcionárias decidiram leva-los ao parque e, como a Barbara ( a mais pequenina ) estava meia doente pediram a Inês para ficar com ela a brincar, e assim foi!
Brincamos com os peluches, esteve-se a tentar que ela começa-se a dar os primeiros passos sozinha, levou-a a comer, e ajudou a Sara ( que anda no 6º ano) a fazer os trabalhos para a escola.
Foi um bom dia porque, apesar de sozinha a diversão existiu e a ajuda pode ser dada a todo o centro, quando acabou a pequenina foi entregue a uma funcionária para ir dormir.
E foi assim, mais um dia cansativo mas enriquecedor .
Dia 25 de Março
Hoje foi a festa da primavera na instituição, mal chegamos fomos ter com as crianças ao auditório, isto depois de termos feito alguns recortes com a psicóloga.
Todos iam com flores coladas a roupa, com vestidos e fatos coloridos, dançaram e cantaram, houve musica, houve doces, houve alegria, houve jogos e gargalhadas !
Após essa ‘festinha’ fomos todos lanchar á cantina com eles onde ajudamos a distribuir a comida e a po-los a comer sem se sujarem totalmente, após esta grandeeee tarefa ( mesmo grande!), levamo-los para a sala de convívio onde lhes demos uns chocolates e brincamos enquanto as funcionárias levavam um por um a tomar banho.
Foi um dia divertido, sem duvida alguma as ligações com eles estão cada vez mais fortes!
Dia 1 de Abril
Hoje, hoje ajudamos a dar o lanche ás crianças mal chegamos, estavam todos muito divertidos, excepto o júnior que tinha acordado um bocadinho mal disposto. seguir ao lanche, fomos para a sala de convívio entrete-los um bocadinho enquanto se decidia o que iriam fazer durante a tarde, já que estava um fabuloso dia de sol!
A decisão final foi leva-los a brincar ao parque, e ai sim, eles ficaram eléctricos. Brincaram nos baloiços e escorregas, colheram flores, correram e gritaram, meteram-se até bastante conoosco o que foi óptimo!
O dia foi basicamente isto, brincar com eles no parque, foi uma tarde muito bem passada sem dúvida, mas também cansativa, muito cansativa !
Sem comentários:
Enviar um comentário