segunda-feira, 30 de maio de 2011

Noticias BA

Bancos Alimentares Contra a Fome angariam 2309 toneladas de alimentos

( 2011-05-30 )

Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram em Portugal no passado fim-de-semana um total de 2309 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em mais de 1560 superfícies comerciais de várias zonas do país.
A quantidade agora recolhida comparada com 2009 toneladas recolhidas em Maio de 2010, teve um acréscimo de 14,9%.
Os resultados obtidos voltaram a evidenciar uma extraordinária adesão, apesar das sombrias perspectivas sobre a evolução da economia portuguesa e do rendimento disponível dos portugueses, não confirmando assim expectativas de que as suas tradicionais generosidade e solidariedade poderiam não manter-se ao nível habitual.
Mostram também a confiança que os portugueses depositam em particular no projecto da sociedade civil que constitui o Banco Alimentar Contra a Fome e em geral em quaisquer projectos que se mostrem claros e mobilizadores.
“Graças à sua ajuda há cada vez mais sorrisos” foi o lema e a mensagem positiva da acção de promoção da campanha nos órgãos de informação, que traduz de uma forma simples o sentido mais puro deste apelo à solidariedade dos Portugueses.

A maior acção de voluntariado
31.900 voluntários disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar na campanha de recolha. Tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos, foram integralmente asseguradas por voluntários, confirmando assim a adesão entusiástica ao projecto dos Bancos Alimentares Contra a Fome. Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 1.936 Instituições de Solidariedade Social que os entregam a cerca de 319 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.
Em Ano Europeu de Voluntariado, esta é a maior acção de voluntariado organizada regularmente em Portugal, mostrando que a acção conjunta de todos os agentes de solidariedade gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um deles resolvesse agir de forma isolada.
Ao longo da próxima semana, até 5 de Junho, haverá ainda a possibilidade de doar alimentos através da nova campanha na Internet, em www.alimentestaideia.net.
A nova plataforma electrónica de recolha de alimentos caracteriza-se por uma grande simplicidade e acesso ao mais baixo preço do mercado a um conjunto de produtos alimentares essenciais para ajuda às famílias.
O pagamento será feito por sistema Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra na Internet. O doador, após seleccionar os produtos e quantidades que pretende doar, irá confirmar a aceitação do montante total a pagar. Para concluir a operação poderá utilizar a sua plataforma normal de banca em casa e concluir a doação por via electrónica, ou dirigir-se em alternativa a um caixa Multibanco e concluir aí o pagamento, usando em qualquer caso a referência e o código atribuídos, que entretanto lhes foram enviados automaticamente por correio electrónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário